Como tratar os arquivos ou pastas que estão em caminhos muito extensos:

A necessidade em copiar ou sincronizar arquivos e pastas com qualquer software de backup, por vezes, pode ocasionar em caminhos de destino ou arquivos com nomes muito longos para serem tratados pelo Windows (na verdade, o tamanho máximo do caminho permitido pelo Windows Explorer é 255/260 caracteres ). Quando uma pasta contém arquivos com um caminho que excede o caminho máximo permitido pelo Windows, pode haver erros na cópia ou exclusão destes arquivos. Na prática, essa pasta não pode mais ser excluída.

O Long Path Eraser (LPE) é um utilitário gratuito que permite apagar arquivos e pastas com caminhos muito longos que não se pode excluir manualmente. o Long Path Eraser elimina automaticamente a pasta selecionada, incluindo todos os seus arquivos e subpastas, independentemente do seu comprimento de caminho (mesmo em uma pasta de rede).

Clique aqui para instalar o Long Path Eraser (Eliminador de Caminhos Longos) gratis

Como dito acima, pode acontecer que uma operação de cópia crie caminhos mais longos do que o valor máximo administrado pelo Windows Explorer (http://support.microsoft.com/kb/320081/pt-br). Quando isso ocorre, a pasta que contém os arquivos com caminhos longos não podem mais ser excluída, consumindo espaço em disco e gerando erros se tentar mover ou copiá-la manualmente.

O Windows pode mostrar os seguintes erros:

  • “Erro, não foi possível excluir o arquivo: não é possível ler a partir do arquivo de origem ou disco”
  • “Caminho muito longo”
  • “Não é possível excluir arquivo ou pasta O nome de arquivo especificado não é válido ou muito longo. Especifique um nome de arquivo diferente.”
  • “Não é possível remover a pasta <nome_da_pasta> – o nome do arquivo ou extensão é muito grande”
  • “O nome do arquivo é muito longo”

O Long Path Eraser permite selecionar a pasta raiz a partir da qual deseja apagar todo o seu conteúdo em um modo recursivo, recuperando o espaço em disco, e, finalmente, resolver o problema.

O Long Path Eraser é um software livre desenvolvido pela Enter Srl (www.entersrl.net). podendo ser usado por empresas e distribuído livremente. Long Path Eraser é portátil e por isso não requer instalação, basta iniciar o arquivo executável.


Link: http://www.entersrl.net/public/download/LPE.zip