Antes de mais nada, precisamos lembrar a você que esse processo altera a configuração do sistema em um nível acima do usual, então o cuidado necessário deve ser redobrado para que nada de errado ocorra. Com isso em mente, basta seguir os passos que descrevemos logo abaixo e então livrar a sua máquina de alguns bloatwares.
Sempre que você não encontrar a opção Desinstalar, significa que aquele software não pode ser removido intuitivamente, mas ainda há a possibilidade de ele ser removido por comandos no sistema, um método que explicaremos logo abaixo.
Usando o PowerShell para remover bloatwares
Sim, é simples assim. Basta colar o respectivo comando e pressionar a tecla Enter (Foto: Reprodução/Canaltech)
Você pode desinstalar quase todos os aplicativos pré-instalados, desde que manuseie as ferramentas corretas para tal. Por mais que alguns comandos do PowerShell sirvam muito bem para desinstalá-los, há softwares ligados ao funcionamento geral do SO e que, por isso, não podem ser desinstalados. Softwares como a Cortana ou o Microsoft Edge, por exemplo, não podem ser removidos. Caso você tente, o sistema lhe exibirá um aviso de erro.
Antes de remover os aplicativos, é preciso estar atento ao que você vai tentar retirar de sua máquina. Como citamos, aquilo que é necessário para o funcionamento básico do Windows acaba sendo impossível de remover, mas isso não significa que todo software removível deve ser excluído só porque você não precisa dele naquele momento.
Softwares nativos, isto é, integrados ao SO, costumam funcionar melhor que softwares de terceiros em quase todas as tarefas, por isso é sempre bom dar preferência a eles desde que atendam às suas necessidades. Portanto, sempre considere a possibilidade de manter um app instalado para uso futuro, caso você não o considere totalmente descartável. Não custa nada e pode acabar lhe poupando tempo numa situação emergencial.
Para desinstalar os softwares utilizando o PowerShell do Windows 10, siga os passos descritos abaixo:
- Abra o Windows PowerShell como administrador do sistema, (você pode fazer isso buscando por ele no Menu Iniciar e então clicar sobre ele com o botão direito do mouse);
- Copie e cole os comandos abaixo para os respectivos apps, um de cada vez (lembre-se de verificar se só copiou exatamente o comando, e não a parte em negrito que especifica o app a ser removido):
- Desinstalar o 3D Builder: Get-AppxPackage *3dbuilder* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Alarmes e Relógio: Get-AppxPackage *windowsalarms* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar a Calculadora: Get-AppxPackage *windowscalculator* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Calendário e o Email: *windowscommunicationsapps* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar a Câmera: *windowscamera* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Tenha o Office: Get-AppxPackage *officehub* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Tenha o Skype: Get-AppxPackage *skypeapp* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Groove Music: Get-AppxPackage *zunemusic* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Mapas: Get-AppxPackage *windowsmaps* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Solitaire Collection: Get-AppxPackage *solitairecollection* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o MSN Dinheiro: Get-AppxPackage *bingfinance* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Filmes e TV: Get-AppxPackage *zunevideo* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Notícias: Get-AppxPackage *bingnews* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o OneNote: Get-AppxPackage *onenote* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Pessoas: Get-AppxPackage *people* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Phone Companion: Get-AppxPackage *windowsphone* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Fotos: Get-AppxPackage *photos* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar a Loja: Get-AppxPackage *windowsstore* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Esportes: Get-AppxPackage *bingsports* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Gravador de Voz: Get-AppxPackage *soundrecorder* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Clima: Get-AppxPackage *bingweather* | Remove-AppxPackage
- Desinstalar o Xbox: Get-AppxPackage *xboxapp* | Remove-AppxPackage
É importante observar que alguns aplicativos não são mesmo removíveis; Feedback do Windows, Contatar o Suporte e o OneDrive são alguns deles, mas os 22 aplicativos que especificamos acima devem dar uma folga à sua máquina caso sejam removidos. No caso de remover aplicativos como o Fotos ou o Groove Music, que são padrões do SO e utilizados para reproduzir diferentes formatos de mídia, é provável que você precise de um outro reprodutor de áudio ou visualizador de imagens.
Como reinstalar todos os aplicativos novamente
(Foto: Reprodução/Canaltech)
Além de remover os apps, o PowerShell também é capaz de reinstalá-los por completo com um único comando. Para isso, basta copiar e colar a seguinte linha:
Get-AppxPackage -AllUsers| Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}
Com isso, você faz com que o sistema recupere o backup dos aplicativos e os instale novamente, todos de uma vez só.
Como se trata de uma instalação em série, é provável que o processo demore alguns minutos, portanto sente-se e relaxe. Em alguns casos o sistema pode exibir uma mensagem de erro no fim do processo, como se a instalação tivesse sido malsucedida, mas provavelmente tudo terá dado certo, bastando checar o Menu Iniciar e repetir o processo caso todos os softwares não estejam lá.
É importante reafirmar que que você só deve desinstalar aquilo que realmente não quiser mais, caso contrário precisará instalar todos os apps novamente — e desinstalar mais uma vez os softwares indesejáveis — só para ter de volta um software que você excluiu por engano, por exemplo. Além do mais, a recuperação dos apps não recupera os dados salvos em cada um deles, então também é importante verificar se você não tem nenhuma informação importante antes de remover determinada aplicação.