Quase todo mês surge um novo Ransomware, então todo cuidado é pouco. Esta nova ameaça chama Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O primeiro relato documental deste tipo de ataque foi em 2005 nos Estados Unidos. Fonte: Wikipedia
Com os crescentes ataques de Ransomware a Microsoft incluir em sua recente atualização que se chama Fall Creators Update um recurso que faz o monitoramento das principais pastas, quando acontece alguma alteração por um aplicativo não autorizado você será notificado. Este recurso chama Acesso a pastas controladas. Por padrão as pastas do sistema Windows são protegidas, mas também é possível incluir pastas protegidas adicionais.
(Acesso a pastas controladas – Central de Segurança do Windows Defender)
Mas para ter acesso a este recurso primeiramente você deve verificar se seu Windows 10 está atualizado para última versão que é a Fall Creators Update.
Para verificar que se eu Windows 10 possui a última versão 1709, execute no Menu Iniciar o comando winver.
Se você não possui a última atualização será necessário atualizar o seu Windows 10, para isso acesse este link aqui e veja como atualizar o Windows 10 para Fall Creators Update (Versão 1709).
Se você possui versão mais antigas do Windows, como Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 você pode utilizar o programa Trend Micro RansomBuster, um software gratuito que ajuda a proteger arquivos do usuário contra ransomware.
A diferença é que no Windows 10 Fall Creators Update o recurso Acesso a pastas controladas requer que o Windows Defender esteja ativo como o antivírus padrãodo sistema operacional. Já a solução da Trend Micro pode ser usada mesmo se outros antivírus estiverem instalados.
Para saber mais acesse aqui o link. Ou baixe em http://ransombuster.trendmicro.com/