Fique ligado:  5 sinais de que está na hora de trocar seu roteador:


Se houver um roteador com vários anos de uso em uma casa, este pode estar ultrapassado para atender às necessidades atuais, causando lentidão ou problemas de sinal. Com o uso cada vez mais massivo de smartphones e tablets, bem como o aumento do consumo de streaming de filmes, substituir o roteador antigo é fundamental para que a experiência Wifi dos consumidores possa se adequar a esta nova realidade. Problemas de lentidão não estão apenas relacionados ao link de internet, mas também ao roteador antigo.


1. Rede WiFi lenta

Se você notou que sua conexão com a internet não está muito rápida, mesmo após contratar um serviço de mais de 5 Mbps junto à sua operadora, é possível que você esteja tendo problemas com seu roteador. Para melhorar sua experiência de navegação, recomendamos que você adquira um roteador com uma tecnologia mais recente, considerando todas as marcas disponíveis no mercado.


2. Problemas no alcance de sinal

Para quem mora em uma casa grande ou em um apartamento antigo com paredes grossas e tem problemas com o sinal de Wifi, além de contar com um roteador com a tecnologia 11AC, a solução pode ser complementada por um extensor de sinal Power line. Os kits Power line, compostos por um repetidor e um adaptador, ampliam por meio da rede elétrica o sinal até o ambiente onde o sinal é fraco.


3. Vários dispositivos conectados à rede

Quando há vários dispositivos conectados ao mesmo tempo na rede Wifi, a velocidade de conexão diminui e o problema se agrava se o roteador é antigo ou tem velocidade abaixo de 300 Mbps. Outro fator que interfere não é apenas o número de conexões, mas o uso que cada uma das pessoas da casa faz da rede.


4. Falta de segurança

É possível que um roteador com vários anos de uso não disponha das ferramentas necessárias para cuidar de seus dados e de sua privacidade. Alguns dos roteadores 11AC contam com a funcionalidade de nuvem (cloud), que permite, por exemplo, ver quem está conectado à sua rede, acessar o seu histórico de navegação e, inclusive, bloquear páginas que não deseja que sejam acessadas por seus filhos.


5. Interferências na rede

Nem sempre a operadora ou provedora que fornece banda larga é culpada pela conexão estar lenta. O problema pode estar no roteador antigo, que, além de não ter a velocidade e o desempenho necessários para atender as demandas, utilizam como padrão apenas a banda de 2,4 GHz.

O ideal, para garantir maior tranquilidade, é evitar interferências com aparelhos como o micro ondas e o telefone sem fio e procurar roteadores que operem, além da banda de 2,4 GHz, com 5 Ghz – são os equipamentos chamados "dual band". Essa frequência é mais ampla e conta com 23 canais que não se sobrepõem.


Para evitar problemas de conectividade e ter uma melhor experiência ao utilizar a internet no escritório ou em casa, recomendamos a substituição dos roteadores a cada dois ou três anos.


Fonte: D-Link