O servidor DNS (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre) faz a conversão do endereço URL em IP e é importantíssimo para a navegação na Internet. Sem ele você teria que digitar na barra de endereços a sequência 186.192.82.155 toda vez que quisesse entrar no TechTudo.com - digitando por extenso.

Entenda a diferença entre o DNS primário e secundário e quando usar cada um

A escolha do servidor tem impacto direto na velocidade do carregamento dos sites no navegador. Aprenda neste tutorial como utilizar o aplicativo Namebench, feito pelo Google, para encontrar o melhor servidor DNS de acordo com a sua conexão.

Passo 1. Baixe e instale o Namebench no PC. O App está disponível para Windows, Mac e Linux;

Passo 2. Na tela inicial do aplicativo certifique-se que as opções “Include Global DNS providers” e “Include best available regional DNS services” estão marcadas. Em "Health Check Performance" confira se a opção "Fast" também já está selecionada por padrão:

Veja se as opções estão marcadas corretamente (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 3. Clique em "Start Benchmark". O aplicativo vai fazer o teste da sua conexão com os servidores DNS;

OBS: Esta etapa pode demorar um pouco.

Teste pode demorar para ser concluído (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 4. Após concluído o teste, o aplicativo vai gerar um documento com os resultados. O arquivo mostra quanto mais rápido ficaria sua conexão ao fazer a alteração do DNS. Nele também estão gráficos mostrando qual o servidor tem o menor tempo de resposta de acordo com a sua conexão;

App diz que novo DNS melhoraria em 380% minha conexão (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 5. No canto direito superior o aplicativo mostra endereços do melhores servidores. Copie o primário e o secundário e faça a alteração no seu sistema. Aqui estão alguns tutoriais de como fazer a mudança no iOSAndroid e Windows 10. Você também pode alterar direto no roteador;

Copie o DNS primário e secundário e configure no seu dispositivo ou direto no roteador (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Depois de fazer a alteração no seu dispositivo, faça o teste e verifique se o carregamento de páginas na internet está mais rápido. Se a respostas for positiva, quer dizer que a mudança surtiu algum efeito.