Ao instalar o Windows em computadores baseados em UEFI via Instalação do Windows, o estilo de partição do disco rígido deve ser configurado para dar suporte ao modo UEFI ou ao modo de compatibilidade com BIOS herdado.
Por exemplo, se você receber a mensagem de erro: “O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado não é do estilo de partição GPT”, significa que o computador foi inicializado no modo UEFI, mas o disco rígido não está configurado para o modo UEFI. Você tem algumas opções:
-
Reinicializar o computador no modo de compatibilidade com BIOS herdado. Essa opção permite manter o estilo de partição existente. Para saber mais, veja Inicializar no modo UEFI ou no modo BIOS herdado.
-
Reformatar a unidade para UEFI usando o estilo de partição GPT. Essa opção permite usar os recursos de firmware UEFI do computador.
Você pode fazer isso por conta própria, reformatando a unidade com as instruções abaixo ou, se precisa preservar os dados, use um utilitário de terceiros para converter a unidade para o formato GPT.
Por que devo converter minha unidade?
Atualmente, muitos computadores permitem usar a versão UEFI do BIOS, que pode acelerar a inicialização e o desligamento, além de oferecer mais vantagens de segurança. Para inicializar o computador no modo UEFI, você precisa usar uma unidade formatada usando o formato de unidade GPT.
Muitos computadores estão prontos para usar o UEFI, mas incluem um módulo de suporte de compatibilidade (CSM) configurado para usar a versão do BIOS herdado. Essa versão do BIOS foi desenvolvida nos anos 70 e é compatível com diversas configurações de rede e equipamentos mais antigos, e requer uma unidade com o formato de unidade MBR.
Porém, o formato básico da unidade MBR não é compatível com unidades com mais de 4 TB. Também é difícil configurar mais de quatro partições. O formato de unidade GPT permite configurar unidades com mais de 4 TB e também quantas partições forem necessárias.
Reformatando a unidade usando um estilo de partição diferente
Para limpar e converter a unidade usando a Instalação do Windows
-
Desligue o computador e conecte o a chave USB ou o DVD de instalação do Windows.
-
Inicialize o computador com o DVD ou a chave USB no modo UEFI. Para saber mais, veja Inicializar no modo UEFI ou no modo BIOS herdado.
-
Escolha o tipo de instalação Personalizado.
-
Na tela Where do you want to install Windows?, escolha cada uma das partições da unidade e selecione Excluir. A unidade mostra uma única área de espaço não alocado.
-
Escolha o espaço não alocado e clique em Avançar. O Windows detecta que o computador foi inicializado no modo UEFI, reformata a unidade usando o formato de unidade GPT e começa a instalação.
Para limpar uma unidade e convertê-la em GPT manualmente:
-
Desligue o computador e conecte o a chave USB ou o DVD de instalação do Windows.
-
Inicialize o computador com o DVD ou a chave USB no modo UEFI. Para saber mais, veja Inicializar no modo UEFI ou no modo BIOS herdado.
-
Na Instalação do Windows, pressione Shift+F10 para abrir uma janela de prompt de comando.
-
Abra a ferramenta diskpart:
diskpart
-
Identifique a unidade que deve ser reformatada:
list disk
-
Escolha a unidade e reformate-a:
select disk <disk number> clean convert gpt exit
-
Feche a janela do prompt de comando.
-
Continue a Instalação do Windows.
Escolha o tipo de instalação Personalizado. A unidade aparece como uma única área de espaço não alocado.
Escolha o espaço não alocado e clique em Avançar. O Windows começa a instalação.
Verificar se que a Instalação do Windows é inicializada no modo de firmware correto
Para automatizar esse processo, execute a Instalação do Windows pelo Windows PE e use um script para detectar em qual modo você está antes de instalar o Windows. Para saber mais, veja WinPE: inicialização no modo UEFI ou no modo BIOS herdado.