Se a bateria atual do seu notebook não está mais dando conta do recado porque já tem um bom tempo de uso e um elevado nível de desgaste, você precisará comprar uma bateria nova e, para isso, precisa aprender a identificar um modelo compatível para seu notebook. É o que nós vamos te ensinar nesse texto. Então vamos lá!

 Como comprar uma bateria compatível?


Passo 1 – O modelo do notebook

Um dos primeiros passos é identificar o modelo do seu notebook, o nome do seu aparelho. Sabendo isso, você consegue localizar drivers, substituir componentes e obter suporte online. Geralmente os notebooks possuem uma divisão de marca, série/linha (que também podemos chamar de “família”) e, por fim, o seu número ou nome de identificação do modelo.

Veja um exemplo:

– Dell (marca) / Inspirion (série) / 1525 (modelo)

– HP (marca) / Pavilion (série) / DV4 (modelo)

Aqui não há muitas dificuldades, pois, geralmente, este nome está gravado em etiquetas do seu notebook na parte superior, próximo ao teclado ou nas etiquetas com informações técnicas na sua parte inferior. Há a possibilidade de haver uma etiqueta dentro do compartimento da bateria, sendo necessário removê-la para ler as informações. Você também pode encontrar o modelo do seu notebook na nota fiscal, manual ou embalagem do produto.

Sabendo exatamente qual o modelo do seu notebook ficará mais fácil achar uma bateria compatível, mas é importante ter mais algumas informações para não errar.

Passo 2 – O Código Part Number da Bateria

Toda peça ou parte de um equipamento eletrônico recebe um código chamado Part Number, que podemos traduzir para “Número da Peça”. Mas, não é necessariamente um número, pois em muitos casos é composto também por letras. Ele serve para identificar e distinguir peças, principalmente, as que são semelhantes em formato, mas seu funcionamento e compatibilidade podem ser diferentes.

Para identificar sua bateria, o melhor a fazer é descobrir sempre este Código Part Number da sua bateria original, assim você saberá se a nova bateria que irá comprar é compatível com a sua atual e, consequentemente, com seu notebook.


Como achar o Part Number da bateria?

como-comprar-uma-bateria-compativel-para-notebook-part-numberRemova a bateria do notebook e verifique em suas etiquetas. Lá você vai encontrar vários códigos, mas terá que identificar o principal, então descarte os códigos de barras ou pequenas etiquetas de papel, esta informação quase nunca está desta forma.

Verifique na etiqueta principal, que contém várias informações gerais. Cada Marca/Fabricante tem uma forma de identificá-lo, por isso, primeiro procure pelo código que, muitas vezes, tem a inscrição Part Number ou P/NPAReplaceModel, mas nem sempre este nome antecede o código.

Nestes casos, podem existir dificuldades em saber qual é o código certo em meio a tantos, e a bringIT oferece suporte para lhe ajudar. Caso precise, entre em contato pela central de atendimento para que possamos lhe ajudar, via Chat, e-mail ou telefone.

Passo 3 – Verifique a voltagem da Bateria

São poucos os modelos de baterias que possuem diferenças na voltagem, mas elas existem, então fique atento. Na mesma etiqueta onde você analisou o Part Number, verifique se existe alguns dos valores abaixo. As voltagens que estão como com o símbolo (=) de igual são compatíveis/equivalentes, ou seja, se a voltagem da sua bateria é 14.4V, você pode comprar uma bateria de 14.8V que será compatível.

3.6V = 3.7V
7.2V = 7.4V
10.8V = 11.1V
14.4V = 14.8V

Assim, você pode usar uma bateria de 11.1V no lugar de uma 10.8V, pois são equivalentes, mas não poderá usar uma de 14.4V, pois já tem uma diferença grande. Fique atento!

Passo 4 – Capacidade da bateria de notebook

Para alguns notebooks existem opções de baterias com mais capacidade, ou seja, com maior número de células, o que afeta seu tamanho e custo. Para muitos pode ser vantagem comprar uma bateria maior, que apresente maior autonomia de utilização. Estas baterias são chamadas de longa duração, veja mais sobre esse assunto aqui 

Verifique isso por meio de sua capacidade de mAh ou de células descritas, tanto na sua atual quanto na nova que irá comprar. Você pode escolher qual for a melhor para seu tipo de uso, desde que tenha a certeza de que a bateria é compatível com seu equipamento seguindo os passos anteriores. A dica é sempre comprar uma bateria com capacidade igual ou maior que sua original.

Passo 5 – Confirmação do modelo e garantias

Após seguir todos os passos anteriores para identificar o modelo correto e com a capacidade desejada não esqueça de verificar a cor de sua bateria. Apesar da maioria ser da cor preta, existem muitos modelos de notebooks com cores do tipo branco, cinza, prata, azul e, assim por diante, então não esqueça de ver a cor da bateria. Outro ponto importante é verificar todas as garantias da empresa, de entrega e do produto em si. Pronto! Agora você sabe como comprar uma bateria certa para seu notebook!