Aqueles que fizeram uma instalação do Windows 10, podem passar por pequeno problema: o Menu Iniciar deixa de responder ou simplesmente não abre.

UPDATE: saiba como acessar o Menu Configuração diretamente do desktop em: https://www.baboo.com.br/windows-10/como-acessar-o-menu-configuracoes-quando-o-menu-iniciar-nao-funciona/ 

O problema, que aparece em mais frequência para aqueles que fizeram um upgrade do Windows 7/8/8.1 tem uma solução fácil. Veja como neste tutorial.

UPDATE Jun/2016: A Microsoft disponibilizou uma ferramenta mais completa e atualizada para solucionar problemas do Menu Iniciar do Windows 10 em: http://www.baboo.com.br/windows/windows-10/ferramenta-microsoft-soluciona-problemas-menu-iniciar-windows-10/ 

Menu Iniciar não abre no Windows 10? Resolva esse  problema.

Menu Iniciar não abre no Windows 10? Essa solução é válida para casos onde tanto o iniciar como a barra de pesquisa do Windows ou não funcionam ou aparecem por alguns segundos e depois desaparecem.

A solução mais rápida é alternar para o Modo tablet e depois retornar ao modo comum. Basta clicar no ícone localizado na Central de Ações para desativar ou ativar o Modo tablet.

Menu Iniciar não abre no Windows 10? Resolva esse problema.
Se ao fazer isso o botão continuar a problemas, será necessário usar o prompt de comando. É preciso estar conectado com uma conta com direitos de administrador, caso não esteja, conecte-se.

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão de iniciar e escolha Prompt de comando (Admin).

botao-iniciar-3

Digite powershell para alternar o prompt de comando para o modo Powershell.

Erro ao abrir o iniciar no Windows 10

Copie e cole o seguinte comando Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Erro ao abrir o iniciar no Windows 10

Aguarde o processo ser finalizado.

Erro ao abrir o iniciar no Windows 10

Tanto o botão iniciar como a barra de pesquisa voltarão a funcionar corretamente. 

Caso não volte, reinicie o computador

Se o comando não solucionar o problema, é recomendável abrir um chamado para que possamos te ajudar.