Inventariar todas as informações de uma empresa pequena parece ser uma tarefa muito fácil, por causa de poucos computadores conectados à rede LAN local da empresa, porém não é bem assim. Quando na maioria das vezes não possuem um Active Directory instalado, ou quando o tem, as informações estão desatualizadas, o que não faz nenhum sentido para um inventário.

Solução
Para resolver esse problema a Microsoft possui uma ferramenta muito produtiva, mas que é pouco conhecida pela maioria dos profissionais de tecnologia da informação.
O nome dessa ferramenta é o MAP (Microsoft Assessment and Planning Toolkit), com a versão atual 9.6, permite avaliar e relatar Windows Server 2016, bem como verificar se seu ambiente está preparado para migração do Windows 10 e também preparar suas máquinas virtuais para ambiente Azure.

O MAP 9.6 pode avaliar os seguintes sistemas operacionais:
Windows 10 ‎
‎Windows 8.1 ‎
‎Windows 8 ‎
‎Windows 7 ‎
‎Windows Vista * ‎
‎Windows XP * ‎
‎Windows Server 2012 ‎
‎Windows Server 2008 R2 ‎
‎Windows Server 2008 ‎
‎Windows Hyper-V Server 2008 R2 ‎
‎Windows Hyper-V Server 2008 ‎
‎Windows Server 2003 R2 ‎
‎Windows Server 2003 ‎
‎Windows 2000 Server ‎
‎Windows 2000 Professional ‎
‎Linux * * ‎
‎HP-UX ‎
‎VMware ESXi ‎
‎VMware ESX ‎
‎VMware servidor v2

Nota:‎‎ ‎
‎ * Versões Home do Windows XP e Windows Vista não tem WMI habilitado e geralmente não serão inventariadas pela ferramenta do mapa.
‎ * * Testado em distribuições do Linux são CentOS, Ubuntu, Suse e Red Hat. No entanto, distribuições que oferecem suporte a SSH e use o dpkg ou rpm para instalações podem conseguir inventariar.

Para inventariar sua rede não é necessário instalar algum aplicativo em todos seus computadores da sua rede. Basta, apenas, instalar o MAP em um computador, que seja um dos sistemas operacionais abaixo:
Windows 10, Windows 7 Service Pack 1, Windows 8, Windows 8 Enterprise, Windows 8.1, Windows Server 2008 R2 SP1, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2.

Também existe configurações mínimas para o computador que será instalado o MAP, como:

Um processador de 1.5GHz dual-core
2,0 GB de RAM
1 GB de espaço disponível em disco
Placa de adaptador de rede
Placa gráfica que suporte resolução de 1024 x 768 ou superior. A 1024 x 768, usando uma configuração de DPI de mais de 100% não é suportado. Em resoluções mais altas, são suportadas configurações de DPI superiores a 100%.
Instalação de todas as atualizações para o sistema operacional.
Em alguns casos as atualizações podem não instalar automaticamente.
Para baixar as atualizações para o seu computador manualmente, vá para http://update.microsoft.com
Por padrão, o MAP Toolkit irá instalar o SQL Server 2012 Express LocalDB. É possível, tambem, usar uma instalação existente do SQL Server 2008, SQL Server 2008 R2 ou SQL Server 2012. Para isso, cria-se uma instância nomeada “Mapas” antes de executar o instalador de MAP Toolkit. O MAP Toolkit requer a ordem de agrupamento do mecanismo de banco de dados definida como “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS”.
Alguns destes pré-requisitos solicitam reiniciar seu computador. Você precisar reiniciar várias vezes quando todos os pré-requisitos não são atendidos antes de executar a instalação do Microsoft Assessment and Planning Toolkit.

Requisitos do cenário-dependente:
Para máquinas que serão usadas para executar o Forefront Endpoint Protection uso de rastreamento, monitoramento de uso do Lync, controle de uso do Exchange Server ou cenários de licenciamento por Volume, por favor, o PowerShell 2.0 ou superior deve ser instalado.
Para máquinas que serão usadas para coletar informações de esquema do Oracle, é indicado que o cliente Oracle de 64 bits seja instalado na máquina para coletar as informações de esquema de mapa. Se o cliente de 64 bits não está instalado, mapa só será capaz de coletar informações de instância. MAP não coletará informações de esquema se o cliente Oracle de 32 bits é instalado.

Nota: Inventário, avaliação e relatórios de desempenho baseiam-se principalmente na velocidade da CPU e a quantidade de RAM disponível.
Para maiores informações acesse: https://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/1643.microsoft-assessment-and-planning-toolkit-frequently-asked-questions.aspx (conteúdo em inglês)

MAP faz parte das ferramentas utilizadas pela SAM para inventário.

O que é SAM?

O Gerenciamento de Ativos de Software (SAM) é um conjunto de práticas de TI comprovadas que reúnem pessoas, processos e tecnologia para controlar e otimizar o uso de software em uma organização. O SAM pode ajudar você a controlar custos e a gerenciar riscos de negócios e legais, otimizar investimentos em licenças de software e expandir seus sistemas de TI para acomodar as necessidades crescentes de sua organização.

Para saber mais sobre SAM acesse: https://www.microsoft.com/pt-br/sam/default.aspx

Facilite inventariar e avaliar sua infraestrutura de TI e determine as tecnologias certas.

Para começar o MAP é gratuito, não tem necessidade de instalação de agente. Criada para simplificar e dinamizar o processo de planejamento de infraestrutura de TI em vários cenários por meio de descoberta e avaliações automatizadas em toda a rede.

Funcionalidades do MAP

MAP inventaria hardware, software e sistemas operacionais de computador em ambientes de TI pequenos e grandes sem a necessidade de instalar software nos computadores de destino. Os dados e a análise fornecidos pelo MAP podem ajudar a dinamizar o processo de planejamento para migração de softwares, avaliar a disponibilidade de drivers de dispositivos e permitem a você fazer recomendações de atualização de hardware. O MAP também coleta medições de desempenho de computadores que você esteja considerando para virtualização e inclui um recurso para modelar uma biblioteca de configurações de hardwares de host e de armazenamento potenciais.

Benefícios do MAP

MAP é usado para avaliação e planejamento multiproduto. Ele avalia um ambiente de rede usando tecnologias de coleta de dados sem agente para colher informações de inventário e desempenho. Depois fornece relatórios de avaliação para ajudar a organização no planejamento de infraestrutura de TI. As principais áreas de planejamento cobertas pelo MAP são:

  • Planejamento de migração
  • Consolidação/Virtualização
  • Planejamento de nuvem privada/pública
  • Rastreamento de uso de softwares

Para começar, faça o download do MAP no link abaixo: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=7826
Então vamos ao vídeo onde será demostrado a instalação do MAP versão 9.6 e também como liberar o firewall em diversos sistemas operacionais antigos, como Windows Server 2003 R2 e Windows Server 2008 R2. Além disso, será demostrado como executar os principais cenários de inventários no MAP, como inventário de hardware e também de migração de servidores para Windows Server 2016.



Como conteúdo extra vou disponibilizar para vocês, um script de Powershell para automatização da liberação das portas no firewall, necessárias para obter sucesso no inventário dos computadores e servidores, bem como o vídeo demostrando o passo a passo como automatizar a liberação das portas do firewall através de GPO.
Outro conteúdo extra que será disponibilizado é a tradução dos principais relatórios de inventários de cenários que são gerados pelo MAP. Ao criar um inventário de algum cenário, o documento gerado pelo MAP está no idioma inglês, para facilitar, fiz a tradução para ao português, auxiliando assim no entendimento dos resultados gerados pelo MAP Toolkit.
Para baixar o conteúdo extra clique aqui.

Atualização – Microsoft Assessment and Planning Toolkit v9.9.13.

De acordo com a documentação com o changelog específico desta versão publicada na mesma página de download, a versão 9.9.13 adiciona suporte para avaliação do System Center Configuration Manager v1802 e 1806, suporte para descoberta, inventário e relatórios do System Center Configuration Manager v1802 e 1806, suporte para avaliação do Oracle Database 18c e suporte para descoberta, inventário e relatórios do Oracle Database 18c.

Baixe o Microsoft Assessment and Planning Toolkit v9.9.13.
Disponível para download gratuitamente aqui, a versão v9.9.13 é compatível com os seguintes sistemas operacionais:
– Windows 10 (Professional e Enterprise)
– Windows 8.1 (Professional e Enterprise)
– Windows 8 (Professional e Enterprise)
– Windows 7 com Service Pack 1 (Professional, Enterprise e Ultimate)
– Windows Server 2016
– Windows Server 2012 R2
– Windows Server 2012
– Windows Server 2008 R2 com Service Pack 1
Ele também requer o .NET Framework 4.5, que pode ser obtido aqui.

Erros ao executar o Inventário.
Cada computador que é inventariado recebe um código de status indicando se o inventário do alvo foi bem-sucedido ou não. Este link é um guia para as possíveis mensagens de erro e fornece algumas informações sobre por que elas ocorrem.
https://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/1644.microsoft-assessment-and-planning-toolkit-inventory-status-messages.aspx


Fonte: https://cooperati.com.br/2017/06/como-fazer-o-inventario-de-rede-utilizando-o-map-toolkit/