Este tópico trata das maneiras de proteger seu computador contra vírus que podem comprometer seu computador. Ele também oferece dicas de medidas preventivas para proteger seu computador, orientações para ajudar a proteger o computador, encontrar e remover vírus, além de mantê-lo informado sobre problemas de segurança.

Ajude a impedir que os vírus invadam seu computador

Há muitas medidas preventivas que podem ser tomadas para ajudar a proteger seu computador contra vírus e outras ameaças.
  • Use um aplicativo antimalware. Ao instalar um aplicativo antimalware e mantê-lo atualizado, você ajuda a proteger seu computador contra vírus e outros malwares (software mal-intencionado). Os aplicativos antimalware verificam se vírus, spyware e outros malwares estão tentando invadir seu e-mail, seu sistema operacional ou seus arquivos. Novas ameaças podem aparecer diariamente. Por isso, verifique sempre se há atualizações no site do fabricante do antimalware.

    O Windows Defender é um software antimalware gratuito incluído no Windows, e você pode atualizá-lo automaticamente usando o Windows Update. Você também pode visitar a lista de fornecedores de software de segurança para Consumidores a fim de procurar aplicativos antivírus que funcionem com o Windows.
  • Não abra mensagens de e-mail de remetentes desconhecidos ou anexos de e-mail que você não reconhece. Muitos vírus são anexados a mensagens de e-mail e se propagam assim que o anexo é aberto. É melhor não abrir anexos que você não está esperando.
  • Use um bloqueador de pop-ups com o navegador da Internet. As janelas pop-up são pequenas janelas do navegador que aparecem sobre o site que você está visualizando. Embora a maioria delas seja criada por anunciantes, elas também podem conter código mal-intencionado ou inseguro. Um bloqueador de pop-ups evita que algumas ou todas essas janelas sejam exibidas. O Bloqueador de Pop-ups do Windows Internet Explorer é ativado por padrão. Para saber mais, veja Alterar as configurações de segurança e privacidade no Internet Explorer.
  • Se estiver usando o Internet Explorer, verifique se que o Filtro SmartScreen está ativado. O Filtro SmartScreen do Internet Explorer ajuda na proteção contra ataques de phishing e malware, pois o avisa quando um site ou local de download é relatado como não seguro. Para saber mais, veja Filtro SmartScreen: PERGUNTAS FREQUENTES
  • Preste atenção às notificações do Windows SmartScreen. Tenha cuidado ao executar aplicativos não reconhecidos baixados da Internet. Aplicativos não reconhecidos têm mais chances de não serem seguros. Quando você baixa e executa um aplicativo da Internet, o SmartScreen usa as informações de reputação do aplicativo para avisá-lo quando o aplicativo não é conhecido e pode ser mal-intencionado.
  • Mantenha o Windows atualizado. De tempos em tempos, a Microsoft lança atualizações especiais de segurança que ajudam a proteger seu computador. Essas atualizações podem evitar vírus e outros ataques de malware por possíveis falhas de segurança.

    Você pode ativar o Windows Update para garantir que o Windows receba essas atualizações automaticamente.
  • Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro aplicativo de firewall pode notificá-lo sobre atividades suspeitas caso um vírus ou worm tente se conectar ao computador. Ele também pode impedir que vírus, worms e hackers baixem aplicativos potencialmente prejudiciais em seu computador.
  • Use as configurações de privacidade de seu navegador da Internet. Alguns sites do podem tentar usar suas informações pessoais para propaganda, fraude e roubo de identidade.

    Se você estiver usando o Internet Explorer, poderá ajustar suas configurações de privacidade ou restaurar as configurações padrão sempre que desejar. Para saber mais, veja Alterar as configurações de segurança e privacidade no Internet Explorer.
  • Ative o Controle de Conta de Usuário (UAC). Quando você faz alterações no computador que requerem permissões em nível de administrador, o UAC o notifica e permite que você aprove a mudança. O UAC pode ajudar a impedir que vírus façam alterações indesejadas. Para abrir o UAC, passe o dedo a partir da borda direita da tela e toque em Pesquisar. (Se estiver usando um mouse, aponte para o canto superior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para baixo e clique em Pesquisar.) Digiteuac na caixa de pesquisa e toque ou clique em Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário.
  • Limpe o cache da Internet e seu histórico de navegação. A maioria dos navegadores armazenam informações sobre os sites que você visita e as informações que você fornece, como seu nome e endereço. Embora possa ser útil ter esses detalhes armazenados no computador, há momentos em que convém excluir alguns ou todos eles. Por exemplo, quando você usa um computador público e não quer deixar informações pessoais nele. Para saber mais, veja Excluir seu histórico de navegação.

Lista de verificação de segurança do Windows

Aproveite todas as formas para manter seu computador mais seguro e protegido com o Windows.
The Action Center icon.

 
Central de Ações. Confira na Central de Ações se o firewall está ativado, a proteção antimalware está atualizada e o computador está definido para instalar atualizações automaticamente.
The Windows Defender icon.
Windows Defender. Use o Windows Defender para impedir que vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados ou indesejados sejam instalados no computador sem você saber.
Administrator password needed icon.
Windows SmartScreen. Use o Windows SmartScreen para proteger seu computador, recebendo avisos antes que sejam executados aplicativos e arquivos não reconhecidos baixados da Internet.
Administrator password needed icon.
Controle de Conta de Usuário. Faça o Controle de Conta de Usuário pedir permissão antes da instalação de software no computador ou da execução de determinados tipos de aplicativos que podem ser prejudiciais ou deixá-lo vulnerável a ameaças de segurança.
The File History icon.
Histórico de Arquivos. Use o Histórico de Arquivos para fazer backup de maneira regular e automática de seus arquivos pessoais, como fotos, documentos e música. Se o computador tiver uma falha de hardware, você poderá restaurar todas as versões dos arquivos que considera mais importantes.
The Windows Update icon.
Windows Update. Use o Windows Update para baixar e instalar automaticamente as últimas atualizações para o seu computador.
The Windows Firewall icon.
Firewall do Windows. Ative o Firewall do Windows para ajudar a impedir que hackers e software mal-intencionado, como vírus, acessem o computador pela Internet.

Informe-se sobre os problemas de segurança mais recentes

As atualizações de segurança do Windows ajudam a protegê-lo contra ameaças novas e contínuas a sua privacidade e ao computador.

Atualize seu software antivírus

O software antivírus deve ser atualizado regularmente para ser sempre eficiente contra novos vírus. A maioria dos software antivírus foi projetado para ser atualizado automaticamente, mas você também pode atualizar seu software manualmente.
O Windows não vem com um software antivírus, mas muitas vezes pode detectar e monitorar o software antivírus instalado por você ou pelo fabricante do computador. O status de seu software antivírus geralmente é mostrado na Central de Ações.
  1. Abra a Central de Ações clicando no botão Iniciar
    Start button icon
    , clique em Painel de Controle e, emSistema e Segurança, clique em Verificar o status do computador.
  2. Clique no botão de seta ao lado de Segurança para expandir a seção.
  3. Se o Windows conseguir detectar o software antivírus, ele estará na lista sob Proteção contra vírus.
  4. Clique em Atualizar agora.

Ative ou desative o Firewall do Windows

  1. Para abrir o Firewall do Windows, clique no botão Iniciar
    Start button icon
    e clique em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows.
  2. No painel à esquerda, clique em Ativar ou desativar o Firewall do Windows.
    Ícone de administrador
      Se você receber uma solicitação de senha de administrador ou de confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
  3. Clique em Ativar o Firewall do Windows para cada local de rede que você quer proteger e clique em OK.
  4. Se você quer que o firewall impeça a comunicação de todos os programas, inclusive aqueles cuja comunicação através do firewall você permitiu anteriormente, marque a caixa de seleção Bloquear todas as conexões de entrada, inclusive as que estejam na lista de aplicativos permitidos.
Se você precisa desativar o Firewall do Windows
Aviso
  • Não desative o Firewall do Windows, a menos que haja outro firewall ativado. Ao desativar o Firewall do Windows, seu computador (e a rede, se você tiver uma) ficará mais vulnerável a danos causados por worms ou hackers.
  1. Para abrir o Firewall do Windows, clique no botão Iniciar
    Start button icon
    e clique em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows.
  2. Clique em Ativar ou Desativar o Firewall do Windows.
    Ícone de administrador
     Se for solicitada uma senha de administrador ou uma confirmação, digite a senha ou confirme.
  3. Clique em Desativar o Firewall do Windows (não recomendado) para cada local de rede que você não quer mais proteger e clique em OK.

Ative ou desative o Controle da Conta de Usuário

O Controle de Conta de Usuário (UAC) ajuda a impedir alterações não autorizadas no computador. O UAC o avisa antes que sejam feitas mudanças no computador que exigem permissão do administrador. Esses tipos de alterações podem afetar a segurança do computador ou as configurações de outras pessoas que usam o computador. Recomendamos deixar o UAC ativado para ajudar a tornar seu computador seguro.
  1. Para abrir as Configurações de Controle de Conta de Usuário, clique no botão Iniciar
    Start button icon
    e clique em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite uac e clique em Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário.
  2. Siga um destes procedimentos:
    • Para desativar o UAC, mova o controle deslizante para Nunca notificar posição e clique em OK
      Ícone de administrador
      Se você receber uma solicitação de senha de administrador ou de confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Você precisará reiniciar o computador para que o UAC seja desativado.
    • Para ativar o UAC, mova o controle deslizante para escolher quando você quer ser notificado e clique em OK
      Ícone de administrador
      Se você receber uma solicitação de senha de administrador ou de confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Como faço para encontrar e remover um vírus?

Se a resposta a alguma das perguntas a seguir for "sim", seu computador pode ter um vírus.
  • Seu computador está muito lento? Um sintoma comum de vírus é o desempenho muito mais lento do que o normal do computador. Porém, pode haver outros motivos para a redução do desempenho, como um disco rígido que precisa ser desfragmentado, um computador que precisa de mais memória (RAM) ou a existência de spyware ou adware. Para saber mais sobre spyware, veja Como saber se o seu computador está infectado com spyware.
  • Você está recebendo mensagens inesperadas ou programas estão sendo iniciados automaticamente? Alguns vírus podem causar danos ao Windows ou a alguns de seus programas. Como resultado, é possível que mensagens sejam exibidas inesperadamente, programas sejam iniciados ou fechados automaticamente, ou o Windows pode ser desligado subitamente.
  • Seu modem ou disco rígido está funcionando além do normal? Os vírus de e-mail enviam várias cópias de si mesmos por e-mail. Isso pode ser indicado pela luz de atividade no modem de banda larga ou externo constantemente acesa ou pelo som do disco rígido do computador em funcionamento contínuo. Nem sempre esses são sintomas de um vírus de computador, mas quando combinados com outros problemas, podem indicar uma infecção por vírus.
  • Para verificar se há vírus no computador, faça uma varredura com um programa antivírus. Novos vírus aparecem diariamente, por isso é importante manter seu programa antivírus atualizado. Para obter mais informações sobre segurança de computador, acesse a página Segurança em Casa no site da Microsoft. Para saber como remover um malware (software mal-intencionado) do seu computador, vá para a página Verificador de Segurança da Microsoft.
Uma forma rápida de verificar se o seu computador tem algum vírus é usar o Windows Defender. Essa proteção contra malware está incluída no Windows e ajuda a identificar e remover vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados.
Observação

Se estiver usando o Windows 8.1, você pode usar um verificador ou um aplicativo antimalware fornecido por outra empresa de sua preferência. Para manter seu computador funcionando adequadamente, instale e execute apenas um aplicativo antimalware por vez.

Se estiver usando o Windows RT 8.1, o Windows Defender estará sempre ativo e não poderá ser desligado.

Verificar o computador com o Windows Defender

  1. Para abrir o Windows Defender, passe o dedo a partir da borda direita da tela e toque em Pesquisar (ou, se estiver usando um mouse, aponte para canto superior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para baixo e clique em Pesquisar), insira defender na caixa de pesquisa e toque ou clique em Windows Defender.
  2. Em Opções de verificação, escolha o tipo de verificação que você quer executar:
    • Uma Verificação rápida verifica apenas as áreas do computador que o software mal-intencionado tem mais chances de infectar e todos os aplicativos em execução.
    • Uma Verificação completa verifica todos os arquivos do computador. Dependendo do computador, esta verificação pode demorar uma hora ou mais.
    • Uma Verificação personalizada verifica somente os arquivos e os locais que você escolher.
  3. Toque ou clique em Verificar agora.

Remover um vírus manualmente

Normalmente, o Windows Defender remove os vírus de forma automática. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário remover um vírus manualmente. Isso pode ser um processo técnico que você deverá tentar somente se você tiver esgotado todas as outras opções, estiver familiarizado com o Registro do Windows e souber como exibir e excluir arquivos do sistema e de programas no Windows.
  1. Primeiro, execute o aplicativo antimalware para identificar o nome do vírus. Se você não tem um aplicativo antimalware ou se o seu aplicativo não detecta o vírus, talvez ainda seja possível identificá-lo, procurando por pistas de como ele se comporta.
  2. Anote o texto de qualquer mensagem exibida pelo vírus ou, se receber um vírus por e-mail, anote a linha de assunto ou o nome do arquivo anexado à mensagem.
  3. Depois, procure no site do provedor do antivírus ou no Centro de Proteção contra Malware da Microsoft referências sobre o que você escreveu e tente encontrar o nome do vírus e as instruções para removê-lo.
Depois que o vírus for removido, talvez você tenha de reinstalar algum software ou restaurar informações perdidas. Fazer backups regulares de seus arquivos poderá ajudá-lo a evitar a perda de dados se o computador for infectado outra vez. Se você não fez backups no passado, convém fazer agora. Para saber mais, veja Restaurar arquivos ou pastas usando o Histórico de Arquivos.
Como faço para desinstalar programas antivírus ou antispyware?
Se você usa mais de um programa antivírus ou antispyware ao mesmo tempo, o computador pode ter uma redução de desempenho, ficar instável ou ser reiniciado inesperadamente. Antes de instalar o Microsoft Security Essentials ou para resolver problemas com o Microsoft Security Essentials, inclusive problemas de instalação, primeiro remova completamente os programas de segurança da Internet do computador.
Cuidado

Não desative o Firewall do Windows, a menos que haja outro firewall ativado. Quando você remove os programas de segurança da Internet instalados, o computador fica desprotegido.

Você precisará reiniciar o computador enquanto segue estas instruções. Assim, você deve anotar, imprimir ou marcar esta página como um indicador (Favorito) para facilitar a localização deste tópico novamente.
  1. No Windows 7, clique em Iniciar. Na caixa Pesquisar programas e arquivos, digite appwiz.cpl e pressione Enter.
  2. Na lista de programas instalados, desinstale qualquer outro programa de segurança da Internet.
  3. Reinicie seu computador.
Observação
  • Alguns aplicativos de segurança da Internet não são totalmente desinstalados. Talvez seja necessário baixar e executar um utilitário de limpeza para que o aplicativo de segurança anterior seja completamente removido.
  • Se você usa outro programa antispyware junto com o Microsoft Security Essentials, recomendamos desativar a verificação em tempo real do outro programa. Para saber mais, veja a documentação fornecida pelo programa antispyware.
Importante
  • Se o seu programa antivírus está desativado ou se você não instalou nenhum, siga estas orientações:
    • Não baixe nem abra arquivos de fontes nas quais você não confia.
    • Não visite sites nos quais você não confia.
    • Não abra anexos de e-mail de contatos em quem você não confia.