Observações

  • Se você estiver executando o Windows 10 no modo S, alguns recursos da interface da Segurança do Windows serão um pouco diferentes. O Windows 10 no modo S é simplificado para maior segurança, por isso a área Proteção contra vírus e ameaças tem menos opções do que as descritas aqui. Isso ocorre porque a segurança interna do Windows 10 no modo S impede automaticamente que os vírus e outras ameaças sejam executados em seu dispositivo. Além disso, os dispositivos que executam o Windows 10 no modo S recebem atualizações de segurança automaticamente.
  • Em versões anteriores do Windows 10, a Segurança do Windows é chamada de Central de Segurança do Windows Defender.

Proteção contra vírus e ameaças na Segurança do Windows ajuda a verificar se há ameaças em seu dispositivo. Você também pode executar diferentes tipos de verificação, ver os resultados das verificações de vírus e ameaças anteriores e obter a proteção mais recente oferecida pelo Windows Defender Antivírus.

 

Proteção contra vírus e ameaças


A área Ameaças atuais permite que você:

  • Verifique se há ameaças potencialmente prejudiciais no dispositivo.
  • Veja as ameaças atuais no dispositivo.
  • Veja as ameaças que foram colocadas em quarentena antes que possam afetá-lo.
  • Veja tudo o que foi identificado como ameaça e que você permitiu que fosse executado no dispositivo.
  • Veja a última vez que uma verificação foi executada no dispositivo e quantos arquivos foram verificados.
  • Execute um tipo específico de verificação.

Observação

Se você estiver usando software antivírus de terceiros, poderá usar suas opções de proteção contra vírus e ameaças aqui.

Executar as verificações desejadas

Embora a Segurança do Windows esteja ativada e verifique automaticamente seu dispositivo, você pode executar uma verificação adicional sempre que desejar.

  • Verificação rápida. Preocupado que possa ter feito algo que traga um arquivo suspeito ou vírus ao seu dispositivo? Selecione Verificação rápida (chamada de Verificar agora nas versões anteriores do Windows 10) para verificar imediatamente seu dispositivo em busca de qualquer ameaça recente. Essa opção será útil quando você não quiser gastar tempo executando uma verificação completa em todos os arquivos e pastas. Caso precise executar um dos outros tipos de verificações, você receberá uma notificação quando a verificação estiver concluída.
  • Opções de verificação. Clique neste link (chamado de Executar uma nova verificação avançada nas versões anteriores do Windows 10) para escolher uma das seguintes opções de verificação avançadas:
    • Verificação completa. Verifica todos os arquivos e programas que estão sendo executados no dispositivo para garantir que não haja nada perigoso em andamento.
    • Verificação personalizada. Verifica apenas os arquivos e as pastas que você selecionar.
    • Verificação do Windows Defender Offline. Usa as últimas definições para verificar se o seu dispositivo contém as ameaças mais recentes. Execute-a quando estiver preocupado que o dispositivo tenha sido exposto a malware ou vírus ou se quiser verificar o dispositivo sem estar conectado à Internet.

Proteger seu dispositivo com as definições mais recentes

As definições são arquivos que contêm informações sobre as ameaças mais recentes que podem infectar o dispositivo. A Segurança do Windows usa as definições sempre que uma verificação é executada. A Microsoft baixa automaticamente as definições mais recentes para o seu dispositivo, mas você pode verificar manualmente se tem as definições mais recentes. Na página Proteção contra vírus e ameaças e, em Atualizações da proteção contra vírus e ameaças, selecione Verificar se há atualizações para garantir que você tenha o arquivo de definição mais recente.

Gerenciar suas configurações da Proteção contra vírus e ameaças

Use as configurações da Proteção contra vírus e ameaças quando quiser personalizar seu nível de proteção, enviar arquivos de exemplo para a Microsoft, excluir pastas e arquivos confiáveis de verificações repetidas ou desativar temporariamente sua proteção.

Gerenciar sua proteção em tempo real

Deseja parar a execução da proteção em tempo real por um tempo? Você pode usar a configuração Proteção em tempo real para desativá-la temporariamente. No entanto, a proteção em tempo real será ativada automaticamente após um período curto para continuar protegendo o dispositivo. Enquanto a proteção em tempo real estiver desativada, os arquivos que você abrir ou baixar não serão verificados em busca de ameaças.

Observação

Se o dispositivo que você estiver usando for parte de uma organização, o administrador do sistema poderá impedir que você desative a proteção em tempo real.

Obter acesso à proteção entregue na nuvem

Forneça ao seu dispositivo acesso às definições de ameaças mais recentes e à detecção de comportamento suspeito na nuvem.

Enviar para nós arquivos com o envio automático de amostra

Se você estiver conectado à nuvem com a proteção entregue na nuvem, poderá enviar arquivos de exemplo suspeitos para a Microsoft analisá-los em busca de possíveis ameaças. A Microsoft notificará você se for necessário enviar arquivos adicionais e enviará um alerta se um arquivo solicitado contiver informações pessoais.

Proteger os arquivos contra acesso não autorizado

Use a configuração de Acesso controlado a pastas para gerenciar em quais pastas os apps podem fazer alterações. Você também pode adicionar outros apps confiáveis para fazer alterações nessas pastas.

Ao ativar o Acesso controlado a pastas, muitas das pastas que você usa com mais frequência serão protegidas por padrão. Isso significa que o conteúdo dessas pastas não poderá ser acessado ou alterado por apps desconhecidos ou não confiáveis. Quando você adiciona mais pastas, elas também são automaticamente protegidas.

Para adicionar pastas protegidas:

  1. Vá para IniciarConfiguraçõesAtualização e Segurança  >Segurança do Windows  e então selecione Proteção contra vírus e ameaças.
  2. Em configurações de Proteção contra vírus e ameaças, selecione Gerenciar configurações.
  3. Em Acesso controlado a pastas, selecione Gerenciar acesso controlado a pastas.
  4. Em Acesso controlado a pastas, selecione Pastas protegidas.
  5. Selecione Adicionar uma pasta protegida e siga as instruções para adicionar pastas.

Se você vir a mensagem O app está bloqueado quando tentar usar um app familiar, poderá simplesmente desbloqueá-lo. Veja como fazer isso:

  1. Anote o caminho do app bloqueado.
  2. Selecione a mensagem e, em seguida, selecione Adicionar um app permitido.
  3. Procure o programa ao qual deseja permitir o acesso.

Observação

Se você tentar salvar um arquivo em uma pasta e ela estiver bloqueada, isso significa que o aplicativo que você está usando não tem permissão para salvar naquele local. Se isso acontecer, bastará salvar o arquivo em outro local do dispositivo. Em seguida, use as etapas anteriores para desbloquear o app, e você poderá salvar os arquivos no local desejado.

Saiba mais sobre o uso do Acesso controlado a pastas

Excluir itens das verificações de vírus

Em certas situações, você pode optar por excluir determinados arquivos, pastas, tipos de arquivo ou processos da verificação por serem itens confiáveis e não haver a necessidade de gastar tempo verificando-os.