O Windows 10 inclui a Segurança do Windows oferece a proteção antivírus mais recente. Seu dispositivo será protegido ativamente desde o momento em que você iniciar o Windows 10. A Segurança do Windows procura continuamente ameaças à segurança, vírus e malware (software mal-intencionado). Além dessa proteção em tempo real, as atualizações são baixadas automaticamente para ajudar a manter seu dispositivo seguro e a protegê-lo contra ameaças.


Central de Segurança do Windows Defender


Se você estiver executando o Windows 10 no modo S, alguns recursos serão um pouco diferentes. Como esse modo é simplificado para maior segurança, a área Proteção contra vírus e ameaças tem menos opções. Mas não se preocupe, a segurança interna desse modo impede automaticamente que vírus e outras ameaças sejam executados em seu dispositivo, e você receberá atualizações de segurança automaticamente. Para saber mais, consulte Perguntas frequentes sobre o Windows 10 em modo S.

Informações importantes sobre segurança


Entender e personalizar os recursos da Segurança do Windows


A Segurança do Windows atualiza você sobre a proteção antivírus mostrando quando:

  • O dispositivo foi examinado pela última vez em busca de ameaças.
  • Suas definições foram atualizadas pela última vez. Definições são arquivos que a Segurança do Windows utiliza para proteger seu dispositivo contra as ameaças mais recentes.
  • A verificação de desempenho e integridade do dispositivo foi executada. Essa verificação garante que seu dispositivo esteja funcionando de forma eficiente.

Você pode personalizar como o seu dispositivo é protegido com estes recursos da Segurança do Windows. Para acessá-los, selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione ConfiguraçõesAtualização e SegurançaSegurança do Windows . Em seguida, selecione o recurso que você deseja explorar.

  • Proteção contra vírus e ameaças. Monitore as ameaças ao seu dispositivo, execute verificações e obtenha atualizações para ajudar a detectar as ameaças mais recentes (algumas dessas opções não estarão disponíveis se você estiver executando o Windows 10 no modo S.)
  • Proteção de contas. Acesse opções de entrada e configurações de conta, incluindo o Windows Hello e o bloqueio dinâmico.
  • Firewall e proteção de rede. Gerencie as configurações de firewall e monitore o que está acontecendo em suas redes e conexões com a internet.
  • Controle de aplicativo e navegador. Atualize as configurações do Windows Defender SmartScreen para ajudar a proteger seu dispositivo contra apps, arquivos, sites e downloads potencialmente perigosos. Você também terá o Exploit Protection e poderá personalizar as configurações de proteção para seus dispositivos.
  • Segurança do dispositivo. Analise as opções internas de segurança para ajudar a proteger seu dispositivo contra ataques de software mal-intencionado.
  • Desempenho e integridade do dispositivo. Veja informações do status de desempenho e integridade do dispositivo e mantenha-o limpo e atualizado com a versão mais recente do Windows 10.
  • Opções da família. Mantenha o controle das atividades online das crianças e dos dispositivos em sua casa.

Os ícones de status indicam o nível de segurança:

  • Verde significa que o dispositivo está suficientemente protegido e não há ações recomendadas.
  • Amarelo significa que há uma recomendação de segurança para você.
  • Vermelho é um aviso de que algo precisa de sua atenção imediata.

Executar uma verificação manualmente


Quando você estiver preocupado sobre os riscos para um arquivo ou uma pasta específica, clique com botão direito no arquivo ou pasta no Explorador de Arquivos e selecione Verificar com o Windows Defender.

Se suspeitar que há malware ou vírus em seu dispositivo, você deve realizar uma verificação rápida imediatamente. Isso é muito mais rápido do que executar uma verificação completa em todos os seus arquivos e pastas.

Executar uma verificação rápida na Segurança do Windows

  1. Selecione o botão Iniciar , então selecione ConfiguraçõesAtualização e SegurançaSegurança do WindowsProteção contra vírus e ameaças.
  2. Em Ameaças atuais, selecione Verificação rápida (ou nas versões anteriores do Windows 10, em Histórico de ameaças, selecione Verificar agora).

Se você não encontrar problemas urgentes, sugerimos que você examine seu dispositivo mais detalhadamente.

Executar uma verificação avançada na Segurança do Windows

  1. Selecione o botão Iniciar , então selecione Configurações  > Atualização e SegurançaSegurança do WindowsProteção contra vírus e ameaças.
  2. Em Ameaças atuais, selecione Opções de verificação (ou nas versões anteriores do Windows 10, em Histórico de ameaças, selecione Executar uma nova verificação avançada).
  3. Selecione uma das opções de verificação:
    • Verificação completa (verifique arquivos e programas em execução em seu dispositivo)
    • Verificação personalizada (verifique arquivos ou pastas específicos)
    • Verificação Windows Defender Offline (execute esta verificação se o seu dispositivo tiver sido, ou possivelmente, infectado por um vírus ou malware). Saiba mais sobre o Windows Defender Offline
  4. Selecione Verificar agora.

Saiba mais sobre como executar uma verificação avançada

Observação

Por causa da segurança simplificada, esse processo não estará disponível se você estiver executando o Windows 10 no modo S.

Agendar sua própria verificação


Embora a Segurança do Windows verifique seu dispositivo regularmente para mantê-lo protegido, também é possível definir quando e com que frequência as verificações ocorrem.

Agendar uma verificação

  1. Selecione o botão Iniciar , digite agendar tarefas na caixa Buscar e, na lista de resultados, selecione Agendar tarefas.
  2. No painel esquerdo, selecione a seta (>) ao lado de Biblioteca do Agendador de Tarefas para expandi-la, faça o mesmo com o MicrosoftWindows e então role para baixo e selecione a pasta Windows Defender.
  3. No painel central da parte superior, selecione Verificação Agendada do Windows Defender. (Aponte para as opções para ver os nomes completos).
  4. No painel Ações à direita, role para baixo e selecione Propriedades.
  5. Na janela que abrir, selecione a guia Gatilhos e, em seguida, selecione Novo.
  6. Defina a hora e a frequência preferencial e selecione OK.
  7. Analise a agenda e selecione OK.

Observação

Por causa da segurança simplificada, esse processo não estará disponível se você estiver executando o Windows 10 no modo S.

Ativar ou desativar a proteção em tempo real do Windows Defender Antivírus


Às vezes, poderá ser necessário interromper brevemente a proteção em tempo real. Enquanto a proteção em tempo real estiver desativada, os arquivos que você abrir ou baixar não serão verificados em busca de ameaças. No entanto, a proteção em tempo real será reativada em breve automaticamente para proteger seu dispositivo.

Desativar a proteção em tempo real temporariamente

  1. Selecione o botão Iniciar , então selecione ConfiguraçõesAtualização e SegurançaSegurança do WindowsProteção contra vírus e ameaçasGerenciar configurações. (Em versões anteriores do Windows 10, selecione Proteção contra vírus e ameaçasConfigurações de proteção contra vírus e ameaças.)
  2. Alterne a configuração Proteção em tempo real para Desativado e selecione Sim para verificar.

Observação

Por causa da segurança simplificada, esse processo não estará disponível se você estiver executando o Windows 10 no modo S.