Com o uso de um simples comando no Windows 10 é possível diminuir o consumo de recursos da CPU do Windows Defender. 

Windows Defender é o antivírus padrão que já vem pré-instalado no Windows 10 para lhe deixar protegido de ameaças. Apesar de funcionar bem, este antivírus desenvolvido pela Microsoft consome muitos recursos da máquina.

De forma um pouco escondida, o Windows 10 possui um comando que pode diminuir bruscamente o consumo elevado de CPU relacionado ao Windows Defender estar em execução. A seguir, veja como diminuir o consumo de CPU causado pelo Windows Defender no Windows 10. 


Como diminuir o consumo de CPU do Windows Defender

Pela configuração padrão do Windows 10, o Windows Defender pode consumir até 50% de sua CPU, que acaba causando a lentidão no sistema. Para mudar isto, basta rodar um pequeno comando. Saiba como:

  1. Abra o menu iniciar e procure por “Windows PowerShell”;
  2. Clique com o botão direito do mouse nele e execute-o como administrador;
  3. Na janela que abre, entre com o comando: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 25. 

Neste momento, nós diminuímos o consumo máximo de CPU de 50 para 25 por cento. O Windows 10 não lhe dará nenhum aviso de que o processo foi realizado com sucesso, mas a mudança poderá ser notada ao monitorar o consumo de recursos da máquina pelo “Gerenciador de tarefas. 


Pronto! Agora, você já sabe como diminuir o consumo de CPU do Windows Defender no Windows 10 sem precisar desabilitá-lo por completo.