Essa situação se aplica a implantações que incluem um servidor RDSH e um servidor de Licenciamento de Área de Trabalho Remota.

Primeiro, identifique qual comportamento os usuários estão vendo:

  • A sessão foi desconectada porque não há licenças disponíveis ou nenhum servidor de licença está disponível.
  • O acesso foi negado devido a um erro de segurança.

Entre no Host da Sessão RD como um administrador de domínio e abra o Diagnosticador de Licença da RD. Procure mensagens como a seguinte:

  • O período de cortesia do servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota expirou, mas o servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota não foi configurado com nenhum servidor de licença. Conexões com o servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota serão negadas, a menos que um servidor de licença esteja configurado para o servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota.
  • O servidor de licença <nome do computador> não está disponível. Isso pode ser causado por problemas de conectividade de rede, pelo serviço de Licenciamento da Área de Trabalho Remota ter sido interrompido no servidor de licença ou pelo Licenciamento de Área de Trabalho Remota não estar disponível.

Esses problemas tendem a ser associados com as seguintes mensagens de usuário:

  • A sessão remota foi desconectada porque não há licenças de acesso para cliente de Área de Trabalho Remota disponíveis para este computador.
  • A sessão remota foi desconectada porque não há servidores de licença Área de Trabalho Remota disponíveis para fornecer uma licença.

Nesse caso, configure o serviço de Licenciamento de Área de Trabalho Remota.

Se o Diagnosticador de Licença RD listar outros problemas, tais como "O componente de protocolo RDP X.224 detectou um erro no fluxo do protocolo e desconectou o cliente," poderá haver um problema que afeta os certificados de licença. Esses problemas tendem a ser associados com mensagens de usuário, tais como as seguintes:

Devido a um erro de segurança, o cliente não pôde se conectar ao servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota. Após verificar se você está conectado à rede, tente se conectar ao servidor novamente.

Nesse caso, atualize as chaves do Registro de Certificado X509.

Configurar o serviço de Licenciamento de Área de Trabalho Remota

O procedimento a seguir usa o Gerenciador do Servidor para fazer as alterações de configuração. Para saber mais sobre como configurar e usar o Gerenciador do Servidor, confira Gerenciador do Servidor

  1. Abra Gerenciador do Servidor e navegue até Serviços de Área de Trabalho Remota.
  2. Em Visão Geral da Implantação, selecione Tarefas e, em seguida, selecione Editar Propriedades de Implantação.
  3. Selecione Licenciamento de Área de Trabalho Remota e, em seguida, selecione o modo de licenciamento apropriado para sua implantação (Por Dispositivo ou Por Usuário).
  4. Insira o FQDN (nome de domínio totalmente qualificado) do seu servidor de Licença de Área de Trabalho Remota e, em seguida, selecione Adicionar.
  5. Se você tiver mais de um servidor de Licença de Área de Trabalho Remota, repita a etapa 4 para cada servidor. Opções de configuração de servidor de Licença de Área de Trabalho Remota no Gerenciador do Servidor.

Atualizar as chaves do Registro de Certificado X509

 Importante

Siga as instruções desta seção com cuidado. Poderão ocorrer problemas sérios se o Registro for modificado incorretamente. Antes de começar a modificar o Registro, faça backup dele para que você possa restaurá-lo caso algo dê errado.

Para resolver esse problema, faça backup das chaves do Registro de Certificado X509 e então remova-as, reinicie o computador e, em seguida, reative o servidor de Licenciamento de Área de Trabalho Remota. Siga estas etapas.

 Observação

Execute o seguinte procedimento em cada um dos servidores do RDSH.

Veja como reativar o servidor de Licenciamento de Área de Trabalho Remota:

  1. Abra o Editor do Registro e navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Controle\Servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota\RCM.
  2. No menu Registro, selecione Exportar Arquivo do Registro.
  3. Insira exportado – Certificado na caixa Nome do arquivo e, em seguida, selecione Salvar.
  4. Clique com o botão direito do mouse em cada um dos valores a seguir, selecione Excluir e, em seguida, selecione Simpara verificar a exclusão:
    • Certificado
    • Certificado X509
    • ID do Certificado X509
    • Certificado X509 2
  5. Saia do Editor do Registro e reinicie o servidor RDSH.