Mensagem de erro “No Remote Desktop License Servers available" ("Não há servidores de licenças da Área de Trabalho Remota disponíveis") no Windows Server 2012

Resumo: Este artigo fornece informações sobre como solucionar um erro indicando que não há servidores de licenças da Área de Trabalho Remota disponíveis no Windows Server 2012.

Conteúdo do artigo


Sintomas
Este artigo fornece informações sobre como solucionar um erro indicando que não há servidores de licenças da Área de Trabalho Remota disponíveis no Windows Server 2012.

Você pode encontrar a seguinte mensagem de erro ao tentar se conectar a um servidor de Host da Sessão da Área de Trabalho Remota (RDSH) no Windows Server 2012:
 

A sessão remota foi desconectada porque não há servidores de licença da Área de Trabalho Remota disponíveis para fornecer uma licença.
Entre em contato com o administrador do servidor.


Se este erro aparecer, nenhuma conexão de Área de Trabalho Remota ao servidor poderá ser realizada. Esta mensagem de erro pode aparecer mesmo se conexões anteriores da Área de Trabalho Remota ao servidor tenham sido bem-sucedidas e nenhuma alteração tenha sido feita ao servidor de RDSH recentemente.

Uma correção do Windows está disponível no site da Microsoft e pode ser baixada aqui (link externo).
 

Informações adicionais:

Essas informações se aplicam ao Windows Server 2012. Há uma solução alternativa para este problema.

A primeira etapa para solucionar o problema deve ser executar a ferramenta Diagnóstico de Licenciamento de Área de Trabalho Remota no Gerenciador do Servidor. Essa ferramenta verifica se há problemas na configuração de licenciamento da Área de Trabalho Remota existente e sugere soluções para os problemas encontrados. Se o Diagnóstico de Licenciamento de Área de Trabalho Remota apresenta a informação de licenciamento correta e não encontra problemas, a falha pode ter sido causada por um bug aparente no Windows Server 2012, no qual o servidor de RDSH não consegue entrar em contato com o servidor após operíodo de cortesia de licenciamento de 120 diasterminar.

Se a configuração de licenciamento parece estar correta e o Diagnóstico de Licenciamento de Área de Trabalho Remota não relata problemas, execute as seguintes etapas:

  1. Abra o Editor do Registro (regedit).
  2. Vá para HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\RCM. Exporte esta chave de registro para um arquivo antes de fazer qualquer alteração.
  3. Localize a chave do Período de cortesia e a exclua ou renomeie. Pode ser necessário assumir a propriedade da chave e/ou modificar suas permissões primeiro.
  4. Reinicialize o servidor RDSH. Agora você deve ser capaz de se conectar com êxito.