Os computadores que operam com o Windows 10 costumam apresentar certa lentidão de processamento em relação às versões anteriores. Uma parte desse fenômeno decorre das inúmeras animações que foram inseridas na última versão. Em geral, são animações de estilo e outros elementos visuais que atendem apenas ao apelo estético, portanto a exclusão deles não causa prejuízo algum ao computador. Pelo contrário! A desativação desses recursos resulta em uma otimização do trabalho da máquina.

Acompanhe o passo a passo a seguir para fazer a configuração

1. Escreva "sysdm.cpl" na barra de pesquisa, no canto esquerdo inferior do computador. Aperte "Enter".

2. A janela que se abrirá é de "Propriedades do Sistema". Nela, é preciso clicar sobre a opção "Avançado".

3. A aba "Avançado" permite configurações de "desempenho", "perfis de usuário" e "inicialização e recuperação". É preciso escolher pela primeira opção, clicando no botão "configurações" relativas ao "desempenho".

4. Na aba que se abrirá com as opções de configuração, é preciso desmarcar a alternativa "Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador" e marcar a opção "Personalizar".

5. Ao clicar em "Personalizar", já possível desmarcar uma série de elementos considerados supérfluos e que sobrecarregam a máquina durante o seu funcionamento. Desmarque as animações mencionadas como "Animações na barra de tarefas", "Animar controles e elementos no Windows" ou "Animar janelas ao minimizar e maximizar".

6. Para garantir as modificações, é preciso concluir o processo clicando em "Aplicar", no canto inferior direito da janela.

Outros detalhes sobre o procedimento

É importante mencionar que essa alternativa sugerida para conter as animações permite o bloqueio de efeitos específicosHá ainda uma segunda maneira que permite controlar os efeitos de modo geral, conforme critérios estabelecidos pelo próprio computador, o que pode ser igualmente interessante, a depender de cada caso

Para isso, basta acessar o “Painel de controle” e, dentro dele, clicar no campo “Facilidades de acesso”. Dentro das opções oferecidas, é preciso escolher “Otimizar exibição visual”. Em seguida, na seção “Facilitar visualização dos itens da tela”, é preciso selecionar o campo “Desativar todas as animações desnecessárias (quando possível)”.