Se você utiliza com frequência as conexões de área de trabalho remota para acessar servidores ou farms RDS usando o protocolo RDP, provavelmente que você já tenha tido problemas quando a área de transferência não está funcionando em uma sessão de área de trabalho remota e com isso você não podia copiar ou colar textos ou arquivos entre o seu computador e o host remoto. Este problema pode ocorrer tanto no Windows Server quanto nas versões desktop do Windows. Confira as possíveis causas deste problema. 


A área de transferência RDP (Rdpclip.exe) para de funcionar na sessão de área de trabalho remota

Se a área de transferência na sessão RDP parou de funcionar inesperadamente e a opção Colar no menu de contexto tornou-se inativa, é mais fácil encerrar a sessão RDP atual corretamente (logoff) e reconectar. Isso resolverá o problema da área de transferência da área de trabalho remota com certeza. No entanto, nem sempre é conveniente, porque você precisa reabrir todos os aplicativos em sua sessão RDP. Felizmente, existe uma maneira de restaurar a operação correta da área de transferência em uma sessão RDP sem fazer logoff.

Rdpclip.exe é responsável pela operação da área de transferência entre o computador local e o host da Área de Trabalho Remota. Um processo rdpclip.exe separado é iniciado para cada sessão de usuário remoto quando eles se conectam à Área de Trabalho Remota. Usando o Gerenciador de Tarefas, você pode encerrar o processo rdpclip.exe (RDP Clipboard Monitor) e executá-lo manualmente (Gerenciador de Tarefas -> Arquivo -> Iniciar nova tarefa -> rdpclip -> Enter).

Normalmente, isso ajuda a restaurar a operação da área de transferência remota rapidamente. Certifique-se de que copiar / colar (Ctrl+C / Ctrl+V) esteja funcionando na sessão RDP.

Lembre-se de que, para copiar dados por meio da área de transferência RDP, as seguintes condições devem ser atendidas:

1- A área de transferência remota deve ser ativada nas configurações do cliente RDP que você está usando para se conectar a um computador remoto. Marque Clipboard na seção Escolha os dispositivos e recursos que deseja usar em sua sessão remota na guia Recursos locais do mstsc.exe.

2- Copiar e colar dados usando a área de transferência também deve ser permitido no host RDP / RDS (veja abaixo como fazer isso).

Como Permitir / Impedir Copiar e Colar via Área de Transferência RDP no Windows?

Você pode habilitar ou desabilitar o uso da área de transferência RDP no host do Windows para copiar e colar usando a Política de Grupo ou as configurações de Registro.

1- Execute o Editor de Política de Grupo Local: gpedit.msc

2- Vá para Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Serviços de Área de Trabalho Remota -> Host de Sessão de Área de Trabalho Remota -> Redirecionamento de Dispositivo e Recurso;

3- Para evitar a cópia de dados de / para um servidor remoto usando a área de transferência de uma sessão RDP, defina Habilitado para as seguintes políticas:

– Do not allow Clipboard redirection (o redirecionamento da área de transferência é usado para copiar texto ou arquivos usando a área de transferência em RDP).

– Do not allow drive redirection (o mapeamento / redirecionamento da unidade permite que um usuário obtenha acesso às suas unidades locais em uma sessão RDP. Também é usado ao copiar arquivos).

Existem as mesmas configurações de política na seção GPO do usuário. Isso significa que você pode desabilitar o uso da área de transferência e das unidades conectadas para usuários RDP específicos. Em um computador autônomo (grupo de trabalho), você pode usar o MLGPO para desativar a área de transferência RDP para usuários não administradores.

4- Se você deseja forçar o uso da área de transferência RDP, altere os valores das configurações para Desativado (por padrão, o uso de RDPClip para copiar dados entre um computador local e um host RDP remoto é permitido)

5- Atualize as configurações da Política de Grupo usando gpupdate /force. Para que novas configurações sejam aplicadas aos usuários, eles devem encerrar suas sessões RDP (usando o logoff ao invés de desconectar) ou aguardar a desconexão automática das sessões de usuário de acordo com o tempo limite de RDS .

Você pode desativar a área de transferência RDP para todos os usuários do host por meio do registro. Os seguintes parâmetros REG_DWORD em HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Terminal Server correspondem às configurações de política descritas acima:

– DisableClipboardRedirection = 1
– DisableDriveRedirection = 1


Você pode desativar a área de transferência RDP entre um computador e um host remoto da seguinte maneira:
rreg add “HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Terminal Server” / v “DisableClipboardRedirection” / t REG_DWORD / d 1 / f
reg add “HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Terminal Server” / v “DisableDriveRedirection” / t REG_DWORD / d 1 / f

Se você estiver usando hosts RDS em execução no Windows Server, poderá desabilitar a área de transferência e o redirecionamento de unidades locais nas configurações da collection:
Remote Desktop Services -> Collections -> Tasks -> Edit Properties -> Client Settings.

Desmarque as opções Área de transferência e unidades em Ativar redirecionamento para a seção seguinte.

Se você deseja negar a cópia de / para uma sessão RDP apenas para usuários, mas não para administradores, você pode alterar as permissões NTFS no executável  C:\windows\system32\rdpclip.exe

Para fazer isso, desmarque as permissões Ler / Executar para o grupo interno Usuários nas propriedades de segurança do arquivo e remova o grupo da lista (você terá que mudar o proprietário do arquivo de TrustedInstaller para outro primeiro).