Apagar arquivos por acidente é um dos dramas que mesmo as tecnologias mais modernas não conseguiram evitar. No caso dos PCs, felizmente, existe como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows mesmo depois que eles tenham sido apagados de lá. Para isso, no entanto, você vai precisar de um software adicional.

Quando os arquivos são apagados em sua máquina, por padrão eles vão parar na Lixeira. Somente depois que eles forem excluídos da lá é que você pode considerar que os arquivos foram apagados em definitivo. É como se fosse uma segunda chance. Porém, mesmo depois que eles foram apagados em definitivo, existe uma maneira de recuperar a maioria deles com segurança.

Recuperando arquivos deletados da Lixeira no Windows

Passo 1: Para que você possa recuperar arquivos que tenham sido excluídos até mesmo da Lixeira do Windows você vai precisar de um programa auxiliar. Existem vários aplicativos gratuitos capazes de fazer bem essa função, mas nós recomendamos o Recuva. Você pode baixar o software gratuitamente neste link. O arquivo executável tem pouco menos de 6 MB de tamanho.

Passo 2: Depois de baixar o aplicativo, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o processo de instalação. Siga o passo a passo do assistente e o Recuva será instalado em poucos segundos. Agora é hora de recuperar os seus arquivos.

Passo 3: Abra o software e acesse a ferramenta Recuva Wizard. É ela o motor que fará a busca pelos arquivos que você deseja recuperar. Uma lista é exibida e você pode escolher quais formatos de arquivo deseja trazer de volta.

Passo 4: Você pode escolher entre as opções: Pictures (Fotos), Music (Músicas), Documents (Documentos), Video (Vídeos), Compressed (Compactados), Emails (E-mails) ou Other (Mostra arquivos de todos os tipos). Marque as alternativas que desejar e passe para a tela seguinte.

Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Passo 5: Agora, é hora de dar algumas diretrizes para o programa para que ele saiba onde procurar esses arquivos. Nesse caso, lembrar onde eles estavam pode ajudar. No caso, estamos procurando por arquivos que estavam na Lixeira do Windows, então selecione a alternativa “In the Recycle Bin”.

Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Passo 6: Clique em “Next” e pronto. Agora é só agudar o Recuva fazer o seu trabalho. O tempo de duração desse procedimento varia de acordo com uma série de fatores como, por exemplo, a quantidade de arquivos a serem recuperados, o tamanho dos arquivos e quantidade de locais nos quais eles estavam salvos. Porém, ao final de alguns minutos, o resultado é exibido na tela.

Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Passo 7: Todos os arquivos encontrados na busca são exibidos e você pode escolher quais deles deseja recuperar. Feita a escolha basta clicar em Recover (Recuperar).


Como recuperar arquivos deletados na Lixeira do Windows?

Passo 8: Antes de iniciar a restauração dos arquivos há mais um passo a ser cumprido. Você deve indicar ainda em qual pasta deseja que os arquivos recuperados sejam armazenados.

Importante: esse local deve ser diferente de onde os conteúdos recuperados estavam. Por isso, para que não haja dúvidas, nós recomendamos que você crie uma pasta, em qualquer diretório, para armazenar os arquivos recuperados.

Passo 9: Pronto! Vale lembrar que o processo nem sempre vai conseguir recuperar 100% dos seus arquivos. Alguns deles podem ter sido apagados há tempo demais e outros podem ter se corrompido ao longo do tempo. No entanto, na maioria dos casos, mais de 90% dos arquivos podem ser recuperados se você seguir esse passo a passo.

Importante: o uso do Recuva é indicado para o caso de arquivos apagados por engano. Se por um acaso o HD do seu computador foi danificado, formatado ou teve os dados corrompidos, utilizar um software como esse não vai trazer bons resultados. Nesses casos, o mais indicado é recorrer ao auxílio de empresas especializadas na recuperação de dados.