Quase todos os computadores apresentam problemas de desempenho em algum momento. Felizmente, existem maneiras simples de resolvê-los sem precisar entrar em contato com o suporte técnico. Uma dessas maneiras é realizar uma restauração de fábrica no seu computador para que você possa remover qualquer malware, aumentar a sua velocidade de processamento ou prepará-lo para um novo usuário. 

 

Antes de começar

Indiferentemente de qual sistema operacional você use, é recomendável primeiro fazer um backup dele. Mesmo que você planeje revender o seu dispositivo ou não veja a necessidade de um backup, é bom ter um para o caso de precisar carregar os arquivos ou colocá-los em um novo dispositivo.

Inclusive, você pode até programar backups regularmente para que não precise se preocupar em perder dados importantes se houver problemas ao carregar o sistema operacional. Você também precisará se certificar de que esses backups sejam guardados em um local diferente do que o disco rígido do seu computador, como por exemplo, em um armazenamento em nuvem, para o caso de algo dar errado e o disco rígido travar.


Existem duas formas de acessar a opção de resetar:

  1. Clique no menu Iniciar e escolha a opção “Configurações”. Ela se parece a uma engrenagem e é onde você poderá acessar todas as configurações principais do seu notebook.
  2. Na barra de pesquisa, digite “Redefinir”.
  3. A partir daí, escolha a opção “Reinicializar este PC” assim que os resultados aparecerem.

Ou ...

  1. Clique no menu Iniciar.
  2. Escolha “Configurações”.
  3. Em seguida, escolha “Atualização e segurança”.
  4. A partir daí, selecione “Recuperação” que está no painel esquerdo da janela.
  5. Você verá, então, três opções disponíveis:
  • “Reinicializar este PC”.
  • “Voltar para uma versão anterior”.
  • “Avançado”.

Nota: A maioria dos usuários escolhem “Reinicializar este PC” para resolver quase todos os problemas dos seus computadores. Assim, podem recomeçar desde a estaca zero. Uma inicialização “avançada” significa que você reinicializará seu dispositivo a partir de um backup já existente em um disco externo ou em uma unidade USB. Somente aqueles usuários que têm um motivo específico para usar “Ir para uma versão anterior” devem selecionar esta opção.


Para uma reinicialização básica, você irá então:
 

  1. Clique no botão “Começar” que se encontra embaixo da opção “Reinicializar este PC”.
  2. A partir daí, você terá que escolher se deseja manter seus arquivos pessoais no computador ou se deseja eliminar tudo para recomeçar desde o zero.
  • Escolha “Manter meus arquivos”, ou,
  • “Remover tudo”, dependendo de suas necessidades.

Independentemente de qual você escolher, todos os seus aplicativos serão excluídos e todas as configurações serão restauradas a configuração de fábrica.

  1. Se você escolher “Remover tudo”, também terá que decidir se deseja ter um disco rígido completamente limpo ou se deseja manter o continuar com o notebook.
  2. Se não for continuar com o computador, escolha “Remover arquivos e limpar a unidade”. Isso tornará muito mais difícil para um novo usuário acessar os seus arquivos antigos.
  3. Caso contrário, precisará somente clicar em “Apenas remover meus arquivos”.

É provável que você receba um aviso do Windows perguntando se deseja voltar a uma versão anterior do seu sistema operacional. Clique em “Avançar” e após isso, o seu computador estará pronto para reiniciar. Você pode começar escolhendo a opção “Reiniciar”.

Pode demorar vários minutos para que o seu notebook execute esse processo. Uma vez feito isso, a sua tela deve exibir uma opção para continuar e você pode usar o seu dispositivo como se fosse novo.


fonte: https://www.hp.com/br-pt/shop/tech-takes/como-restaurar-as-configuracoes-de-fabrica-de-um-notebook-com-windows