Problema:

Estou recebendo, às vezes e-mails (apenas eu recebo) de outra pessoa usando meu próprio e-mail dizendo que enviei arquivos ou fotos seja por Redes Sociais ou por outro meio e que exige uma ação minha. Só que este e-mail eu jamais o fiz.

 

Considerações:

Entendemos pela sua descrição que alguém esteja enviando e-mails pra sua conta com seu próprio endereço de e-mail. Tudo nos indica que se trata de Spoofing.

O spoofing é um tipo de programa que utiliza seu endereço de e-mail para que pareça ser você mesmo quem enviou. Não é necessariamente um vírus em sua conta, e não vai enviar mensagens aos seus contatos.
 
  Algumas vezes o e-mail original não é mostrado ao passar o mouse pela mensagem, e inclusive poderá mostrar a sua conta em "From", como você pode perceber. A codificação técnica da mensagem confirma este fato.

Por fim, o spoofing não é motivo para maiores preocupações. Apesar de ser uma atividade desagradável, ela não caracteriza invasão na conta do receptor, e não causará transtornos futuros. E como já foi dito, você poderá configurar um filtro para deixar de receber estas mensagens inoportunas em sua caixa de entrada.

 

Fontes:


- https://support.google.com/accounts/thread/48915201/recebi-email-de-mim-mesmo-mas-n%C3%A3o-fui-eu?hl=pt-BR


- https://answers.microsoft.com/pt-br/outlook_com/forum/all/recebo-e-mails-com-meu-pr%C3%B3prio-endere%C3%A7o/474fd309-9fec-4409-b41a-854c73a772b1