Sintomas
Ao trabalhar no Windows, você pode receber a seguinte mensagem de erro:
O Windows Explorer parou de funcionar. O Windows está reiniciando
Além disso, você pode observar a tela piscar antes ou depois da mensagem de erro ser exibida.
Motivo
Esse problema pode ser causado devido a qualquer um dos seguintes problemas:
Você pode estar usando um driver de vídeo desatualizado ou corrompido
Arquivos de sistema do seu computador podem estar corrompidos ou incompatíveis com outros arquivos
Talvez você tenha uma infecção de vírus ou malware no seu computador
Alguns aplicativos ou serviços em execução no seu computador podem estar fazendo com que o Windows Explorer pare de funcionar
Resolução
Para resolver esse problema, você precisa determinar o que está fazendo com que o Windows Explorer pare de funcionar. Tente as etapas de resolução de problemas abaixo para ajudar a determinar o problema.
Atualize seu driver de vídeo atual
Os drivers de vídeo desatualizados ou corrompidos podem interromper o funcionamento do Windows Explorer. Muitos desses problemas podem ser resolvidos ao baixar e instalar o driver de vídeo mais recente. Você pode fazer isso usando o Windows Update, visitando o site do fabricante do sistema ou entrando em contato com eles diretamente.
Execute o SFC (Verificador de Arquivos do Sistema) para verificar seus arquivos
Use o Verificador de Arquivos do Sistema para verificar se há arquivos ausentes ou corrompidos em seu computador. Para fazer isto, siga as seguintes etapas:
Clique em Iniciar e digite cmd na caixa Pesquisar.
Na área de resultados, clique com o botão direito do mouse em cmd.exe e, em seguida, clique em Executar como administrador. Você pode ser solicitado a digitar a senha para uma conta de administrador.
Clique em Continuar caso seja o administrador ou digite a senha do administrador e clique em Continuar.
No prompt de comando, digite Sfc /scannow e pressione ENTER.
A varredura pode levar algum tempo, portanto, seja paciente. O Windows reparará quaisquer arquivos corrompidos ou ausentes que forem encontrados. Se a informação do CD de instalação for necessária para reparar o problema, você pode ser solicitado a inserir o CD do Windows.
Verificar a presença de vírus ou malware no computador
Os vírus e malwares podem causar problemas no desempenho do aplicativo. Use seu software de antivírus favorito para verificar se há infecções que podem estar escondidas em seu computador. Se você não tiver um antivírus, é possível baixar e instalar o Microsoft Security Essentials gratuitamente.
Iniciar o PC no Modo de Segurança para verificar problemas de inicialização
Inicie o PC no Modo de Segurança e veja se é possível reproduzir o erro. Depois de iniciar o seu computador no Modo de Segurança, trabalhe normalmente e realize as mesmas ações que você realizou ao receber o erro. Se você ainda receber o erro no Modo de Segurança, vá para a próxima seção e siga as etapas para solucionar problemas com uma inicialização simples.
Inicie o PC em um ambiente de Inicialização Limpa e solucione o problema
Caso as mesmas falhas no Modo de Segurança não ocorram, é muito provável que um item de inicialização esteja causando o problema. Siga as etapas encontradas no seguinte arquivo para realizar uma inicialização simples e localizar o item que está causando o problema.
Etapas Adicionais para Solução de Problemas:
As etapas adicionais de solução de problemas abaixo são menos comuns, mas continuam fazendo com que o Windows Explorer pare de funcionar.
Teste a memória RAM do sistema
Às vezes, uma memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) com falha pode causar problemas intermitentes no Windows. Use a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows clicando em Iniciar, digite Diagnóstico de Memória e selecione o resultado na lista. Quando a janela da Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows for exibida, escolha Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado).
Teste para arquivos de imagem que podem estar corrompidos
Às vezes, as imagens corrompidas podem ser problemas com o Windows Explorer. Se o Windows Explorer parar de funcionar enquanto estiver trabalhando com imagens ou navegando em pastas que contêm imagens, pode haver corrupção em um ou mais arquivos de imagem. Para testar esse problema, siga estas etapas:
Clique em Iniciar e em Computador
Clique em Organizar e selecione Opções de pasta e pesquisa na lista suspensa
Na janela Opções de Pastas, clique na guia Exibir.
Marque a opção Sempre mostrar ícones, nunca miniaturas
Desmarque a opção Exibir ícone de arquivo nas miniaturas
Clique em OK para fechar a janela Opções de Pasta
Agora, vá para qualquer pasta que contenha imagens ou vídeos e veja se você consegue reproduzir o problema. Se o Windows Explorer parar de funcionar, a pasta que você estava visualizando possivelmente contém um ou mais arquivos de imagens corrompidos ou que contêm dados de miniaturas corrompidos.
Observação: Depois de ajustar as opções para Exibir ícone de arquivo nas miniaturas e Sempre mostrar ícones, nunca miniaturas, os arquivos não exibem mais miniaturas para que as imagens e outros arquivos sejam exibidos como ícone padrão para seus tipos de arquivo. Caso o erro ocorra novamente, mesmo com essas opções definidas, o problema não será com imagens ou vídeos e você deverá retornar as opções de pasta às suas configurações originais.
Confira os detalhes do erro para ver qual aplicativo que fez com que o Windows Explorer parasse de funcionar. Para fazer isso, siga estas etapas:
Clique em Iniciar e digite Central de Ações na área Pesquisar e clique em Central de Ações na lista resultante
Na janela Central de Ações, clique em Manutenção, em Exibir histórico de confiabilidade e em Exibir todos os relatórios de problemas na parte inferior da janela Monitor de Confiabilidade
Role para baixo até a lista de itens do Windows Explorer
Clique duas vezes em Parou de funcionar para ver e anotar os detalhes técnicos.
Executar uma restauração do sistema
Se as soluções acima não resolverem o problema, você poderá executar uma Restauração do Sistema para restaurar o computador de volta para um ponto anterior ao início do problema. Se o problema está ocorrendo por um mês ou mais, pode ser melhor seguir as etapas na próxima seção e realizar uma atualização local para reparar o problema.
Realizar uma atualização in-loco
Se o problema está ocorrendo por um mês ou mais, pode ser melhor realizar uma atualização in-loco e restaurar o Windows para a instalação original. Realizar uma atualização local não danificará arquivos e aplicativos que estão atualmente instalados em seu computador.