Você sem dúvida já ouviu todas as histórias de terror sobre ransomware e suas consequências prejudiciais para as empresas. O que aconteceria se eu dissesse que você pode se proteger de ransomware de graça com o Windows 11?
Ransomware é um tipo de malware que criptografa todos os dados uma vez instalados no seu sistema de computador. Uma vez que seus dados são criptografados, você não será capaz de acessar nada. Seus arquivos/pastas e aplicativos serão todos criptografados e indisponíveis. A única maneira de obter seus dados de volta é obtendo a chave de criptografia do cibercriminoso pagando um resgate alto. Mas, é claro, ninguém quer fazer isso.
Há muitas maneiras de reduzir o risco de obter ransomware. Como dissemos em um de nossos blogs anteriores, a Segurança Cibernética é como uma Cebola . Todas as diferentes camadas de segurança ajudam a proteger você.
Então, o que você pode fazer?
Primeiro, tenha muito cuidado ao abrir anexos em um e-mail e certifique-se de que todos os seus aplicativos e computadores estejam constantemente atualizados.
Um excelente backup ajudará você a recuperar seus dados sem ter que lidar com o pagamento de resgate e com os criminosos cibernéticos.
Outro método que você pode usar é um recurso do Windows 10 ou 11 chamado Acesso Controlado a Pastas, e é totalmente gratuito!
Isso funciona protegendo pastas específicas contra Ransomware, de modo que somente candidatos confiáveis possam acessar os dados dentro das pastas. Você decide quais pastas deseja proteger contra ransomware. Se você fosse vítima de um ataque de ransomware, hipoteticamente, ele não deveria ser capaz de afetar esses arquivos e pastas.
No entanto, leve esse conselho com uma pitada de sal. Ativar o acesso controlado à pasta pode impedir que alguns aplicativos funcionem. Então, como o ativamos?
Quando você abrir seu computador Windows, o primeiro passo é entrar no centro de segurança. Isso é feito em Configurações>Segurança do Windows>Abrir Segurança do Windows.
A segurança do Windows tem muitos módulos de proteção, queremos a 'Proteção contra vírus e ameaças'
Na base desta página, você verá que há uma seção 'Ransomeware Protection' onde você pode ir para o Ransomeware Protection Manager. Há então a opção de ligar ou desligar o Controlled Folder Access. Mais opções aparecerão então.
Olhando para os arquivos protegidos, podemos ver que todas as pastas visíveis estão protegidas contra ransomware. Podemos então adicionar pastas a isso clicando em '+ Adicionar Pasta Protegida' e selecionando-a.
Você também pode desbloquear aplicativos e removê-los do Acesso Controlado à Pasta e adicioná-los à lista de "permitidos".
É assim que você ativa sua proteção contra Ransomware no Windows 10 ou 11.
fonte: https://www.integral-it.co.uk/protect-yourself-from-ransomware-for-free/