Como Reparar o Windows com Apenas 3 Comandos – Passo a Passo!


Muitas vezes o que pode deixar o Windows lento são erros no sistema e no disco. Se esse for o seu problema, esse artigo pode te ajudar. Vamos mostrar alguns comandos no CMD ou PowerShell que visam otimizar o disco e reparar o Windows por completo corrigindo erros profundos no sistema. Mesmo se o disco não estiver com algum problema esses comandos vão apenas somar. É de suma importância você executar os comandos abaixo seguindo a mesma ordem.


Verificando disco

Abra o CMD com privilégios de administrador (funciona também com o PowerShell) em seguida digite sem aspas “chkdsk /r” e pressione Enter. O processo pode demorar dependendo do tamanho do disco e dos erros que possam ser encontrados. Esse comando verifica se o disco está ok, e se estiver com algum problema ele irá corrigir (esse comando não repara setores com bad block). Dica: se estiver usando notebook conecte o carregador pois ele pode desligar durante o processo. Outro detalhe muito importante não INTERROMPA essa verificação, ou isso pode ocasionar mais problemas.


CHKDSK /F ou /R – Qual é a Diferença?

Com base nos tipos de erro do disco, você pode usar os comandos CHKDSK correspondentes para corrigi-los. Chkdsk /f ou Chkdsk /r são as duas opções de comando CHKDSK mais usadas. Você pode verificar as diferenças entre elas abaixo.


chkdsk /f: este comando é capaz de encontrar e corrigir qualquer erro no  disco rígido.


chkdsk /r: esse comando é capaz de detectar e localizar os setores defeituosos no disco rígido de destino e tentar recuperar as informações legíveis dos setores defeituosos.


Geralmente, o chkdsk /r não só faz o mesmo que o chkdsk /f, mas também verifica os setores defeituosos no disco rígido e tenta recuperar as informações legíveis. A execução do chkdsk /r também significa que o chkdsk /f está sendo executado. No entanto, a execução do chkdsk /f só verificará erros de disco lógico, mas não setores defeituosos.


Existem dois tipos de erros de disco: erros lógicos e físicos.


Erros lógicos de disco: O CHKDSK pode ser usado para verificar a integridade do sistema de arquivos da partição de disco. Se o CHKDSK encontrar algum problema ou corrupção no sistema de arquivos, ele poderá corrigir automaticamente os erros lógicos no disco.


Erros físicos no disco: Se você suspeitar que existam alguns setores defeituosos no disco rígido devido a danos físicos ou setores do  HD gravados de forma errada


De modo geral, existem dois tipos de erros de disco: erros lógicos e físicos.


Erros lógicos de disco: O CHKDSK pode ser usado para verificar a integridade do sistema de arquivos da partição de disco. Se o CHKDSK encontrar algum problema ou corrupção no sistema de arquivos, ele poderá corrigir automaticamente os erros lógicos no disco.


Erros físicos no disco: Se você suspeitar que existam alguns setores defeituosos no disco rígido devido a danos físicos ou setores do HD gravados incorretamente, também é possível usar o CHKDSK para detectar setores defeituosos na partição e recuperar informações legíveis.


Também é possível usar o CHKDSK para detectar setores defeituosos na partição e recuperar informações legíveis.


Depois seu sistema irá ligar normalmente. 


sfc /scannow

Vamos ao segundo comando, abra novamente o CMD com privilégios de administrador (funciona também com PowerShell) em seguida digite sem aspas “sfc /scannow” e pressione Enter. Esse procedimento visa reparar arquivos protegidos do Windows, o mesmo pode demorar em torno de 20 minutos.


Dism

Por fim chegamos ao terceiro e último comando, se ainda estiver com Poweshell aberto digite sem aspas “DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth” em seguida pressione Enter.


Nota: esse comando só funciona com versões do  Windows 8 ou superiores. Esse comando repara arquivos corrompidos ou ausentes do sistema operacional garantido que todos os erros sejam corrigidos, e que seu sistema fique rodando liso. 


Quando o procedimento terminar basta fechar a janela.